terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Jackwal

      Terminamos o ano passado sendo vigiados de perto por gerentes e patrões de olho grande! Olho nos minutos finais do turno pra cobrar a produção, mas não piscam o olho pra descontar R$ 60,00 por atraso de segundos ou faltas. Não te engana com esse papo de crise porque eles adiantaram a festa de encerramento e foram viajar com os lucros que tiraram do nosso trabalho e quantos de nós tiveram que ficar em casa ainda se recuperando de um PROPART de 8%! E na próxima parcela do PROPART? Seguimos sem informação oficial nem dos pelegos que estão no sindicato nem da empresa.
A empresa vem demitindo na base do conta-gota pra não chamar a atenção, mas sabemos bem pra quem fica o serviço dos que saíram. Pra nós! Se antes eram 4 numa célula, agora é um ou dois. Máquina nova que veio só pra dobrar a produção de um único trabalhador. Só fez aumentar uma prática antiga da Jacwal de deslocar trabalhadores pra funções que não são suas. Isso tem nome, chama-se DESVIO DE FUNÇÃO! Cada posto de trabalho tem que ter o registro na carteira de trabalho, treinamento, epi’s adequados. O que fazem com nós é nos arrastar de um lado pra outro das fabricas sem preparo e sem as condições adequadas pra executar aquela função. Sem falar que em varias dessas mudanças de posto deveria ter também AUMENTO SALARIAL!
Nessa bagunça que a Jackwal promove com os pelegos do sindicato se fazendo de louco pra não ver vão nos tirando direitos como a insalubridade! Não faz muito retiraram a insalubridade de setores inteiros com a desculpa de incorporar ao salário. Isso não existe! Insalubridade tem que ser paga, e vai contar inclusive no tempo de aposentadoria. Problemas como, ruído, poeira, temperatura, ergonomia, etc, tem uma porcentagem de 10 a 40% que tem de ser paga com base no salário mínimo. Onde esta o sindicato para cobrar uma nova vistoria nos setores e estabelecer essas medidas? Pra empresa esta tudo bem que a cada 10 que trabalham num local insalubre apenas um ou dois sejam demitidos e depois processem a empresa (quem processa ganha! porque será?). Já esses 8 que ficaram seguem sofrendo as conseqüências, sendo contaminados, ficando surdos, quebrando o próprio corpo pra empresa lucrar mais!
Tudo isso só acontece porque quem deveria estar por nós não esta! Essa diretoria do sindicato a muito esta fechada com a empresa. A única forma de nos defender é nos organizando, denunciando pra Oposição Sindical Metalúrgica os problemas que encontramos todos os dias na nossa jornada. Não podemos nos iludir ou nos deixar abater pelo terrorismo que eles fazem porque só vamos ser fortes se estivermos atentos e organizados pra retomar o sindicato para a mão dos trabalhadores! A Oposição é nossa, e funciona como uma ferramenta de resistência a esses ataques que empresas e pelegos fazem contra nós!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com a sua denúncia.