sábado, 13 de março de 2010

CALOR E TRABALHO DESUMANO!

Os ventiladores da produção sumiram. Macharia, moldação, vazamento, desmoldagem e fusão, estão em falta, causando um grande problema, pois nos dias de calor é desumano trabalhar aqui numa exposição que poderá trazer danos futuros à saúde do pessoal.

Esse assunto vem sendo discutido pela CIPA e com a direção da empresa mas nada vem sendo feito. Significa que para o patrão o que importa é quantas toneladas se produziu e não quantos graus fez hoje e o quanto os funcionários estão sofrendo.

Teve ainda um “café com murcilha” onde o assunto foi tratado como sendo prioridade, mas não foi resolvido, parecendo que o café era para encher murcilha. Somente com mobilização e fazendo valer o seu direito de recusa o trabalhador poderá reverter esta situação.





GALERIA

O Ministério do Trabalho esteve aqui na empresa e notificou para adequar a NR33 (espaço confinado). Placas foram colocadas, alguns EPI´s foram comprados, mas infelizmente hoje se desce ao porão como se fôssemos ao boteco, sem nenhum procedimento da NR33.

O local é perigoso e a empresa tem a obrigação de investir em treinamento para todos os funcionários, pois os procedimentos de segurança devem ser partilhados por todos. Não adianta o patrão querer emitir advertência contra os trabalhadores, pois ninguém quer morrer para que a Süd Metal lucre. Também não adianta os chefes fazerem com que o trabalhador tenha pressa, sem ter tempo de colocar os EPI’s adequados.






CÂMERAS.

Deve haver um gênio da lâmpada que inventou a instalação de câmeras no pátio da empresa , numa tentativa desesperada de intimidar o trabalhador, tirando a sua privacidade. Assédio moral é crime e não irão intimidar os trabalhadores, a empresa deveria é pagar um PPR decente ao invés de gastar com câmeras para vigiar os funcionários.




CHEFES .

A empresa deve lucrar demais, pois o que mais se vê é chefe de braços cruzados observando o peão, como se fossem seguranças, pensando que intimidam alguém.

O trabalhador não precisa de supervisor, pois todos sabem trabalhar sozinhos e muito melhor que a maioria desses chefes incompetentes que subiram puxando o saco e dedurando os outros.

Na verdade o supervisor é para garantir a exploração, pois se todos os trabalhadores ganhassem o suficiente para as necessidades básicas e o lazer familiar e tivessem boas condições de trabalho, não precisaria de chefes e sim de grupo de apoio e logística.





ARROCHO E DESIGUALDADE SALARIAL.

Os trabalhadores da Süd Metal, vêm sofrendo o pênalti do patrão com baixos salários. As promessas são de anos e a realidade é outra. O patrão, os diretores e os chefes não cumprem nada e vão continuar prometendo sem cumprir se a mobilização dos trabalhadores não for coletiva.

Os únicos aumentos que tiveram, foram por causa da nossa pressão, o exemplo disso foi nosso abaixo-assinado, onde os funcionários demonstraram sua insatisfação e o patrão teve que pelo menos ceder um aumento real de salários para parte dos trabalhadores da fábrica e mesmo assim, esse aumento não fez nem cócegas no bolso do peão.

A pressão deve continuar, temos que exigir uma política salarial, que realmente valorize o trabalhador, sem nenhum programa de metas, onde tenha atestado e tudo mais, pois estamos falando de política salarial e não de PPR.



A solução para estes e vários problemas é manter o nível de mobilização e ampliá-lo para obter nossas conquistas. Os patrões de modo geral temem o poder daqueles que eles exploram, mas nada podem realizar sem seu trabalho que é o que realmente gera a riqueza.


O chefe do RH determinou a saída dos ônibus DEZ minutos antes do habitual dando menos tempo ainda para o pessoal tomar banho e se livrar da poeira adquirida no ambiente extremamente insalubre da fábrica. Fica a pergunta: qual é a vantagem em piorar a situação?

Recomendamos a este BURROcrata: vai rachar uma lenha! Vê se arranja algo útil prá fazer!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

Obrigado por contribuir com a sua denúncia.